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Valéria Braga palestra sobre satisfação dos clientes

Publicado em 4 de abril de 2013

Nossa diretora, Valéria Braga, proferiu uma palestra ontem para cerca de 130 colaboradores da Empresa 1, para a qual realizamos vários projetos de pesquisa. Fazendo jus ao nome, a Empresa 1 é destaque no mercado de soluções tecnológicas para mobilidade e acesso, oferecendo produtos e serviços no Brasil e no exterior, que envolvem bilhetagem eletrônica e afins. O tema do encontro foi Satisfação de Clientes e seus desafios. Segundo nossa palestrante, as empresas de serviços podem ser categorizadas como baixo, médio ou alto contato. Quando se tem contatos intensos com o cliente, o pessoal de linha de frente praticamente se funde aos produtos e se tornam um todo, que revela as facetas da marca da empresa. Os investimentos nas pessoas sobretudo nesses casos, são fundamentais, explica Valéria. Outro ponto destacado é que o desafio de prestar um serviço excelente é tarefa de todos. Usando as palavras de Leonard Berry, uma autoridade no tema, a palestrante ressaltou as vantagens de se prestar um excelente serviço: “é mais divertido para os funcionários do que prestar um serviço medíocre. O serviço excelente é um trabalho árduo, mas trabalho não é o que acaba com um profissional; o trabalho sem desafio, sim, este mata o bom profissional. O mesmo ocorre quando não há sentido de missão, a oportunidade de se aprender e de crescer e de se sentir bem sucedido. As empresas que prestam serviços excelentes criam uma cultura de conquistas. E a realização profissional é recompensadora”.